A forma como se faz política em Portugal choca-me.
A verdade e que sempre me chocou. Mas agora começa a fazer-me sérios comichões. Cheguei a casa. Liguei a televisão na TVI (erro crasso, para começar) e reparei, com grande espanto (bem, talvez não tenha sido assim tão grande como eu estou a dizer. Mas eu gosto de exagerar e dar ênfase as coisas. Perdoem-me), que a Manuela Moura Guedes (pior jornalista que eu conheço) estava a entrevistar o tio do nosso Primeiro-ministro. Ao inicio ainda fiquei de pé e com a boca entreaberta, sem conseguir pronunciar alguma coisa. Não me saiu “merda”, não me saiu “gaita”, não me saiu nada. Fui buscar um balde de pipocas (quer dizer, não fui. Mas acho que fica bem dizer que sim) e sentei-me no sofá ao lado do meu pai que dormitava. Pus a televisão um pouco mais alta (não gosto de perder pitada destes programas de culto) e, quase tive um enfarte, quando ouço a senhora jornalista a perguntar “o senhor tem algum tipo de doença de foro psicológico?” (perceba-se que a pergunta não foi bem esta. Ela não usou bem estas palavras, mas já não me lembro quais foram. O que ela queria perguntar era “o senhor tem problemas mentais?”). nessa altura dei uma gargalhada (que acordou o meu pai) e fiquei atenta a ouvir a resposta do senhor. “sim, tenho um problema mental. A minha mãe também já tinha. Ė genético”. Não pude deixar de achar piada a resposta (não sei se achei piada a resposta em si. Ou á estupidez do senhor. A verdade é que a sinceridade das pessoas sempre foi uma coisa que me deixou muito sensibilizada. Mas a sinceridade com uma pitada de estupidez deixa-me extasiada). Mas desta resposta (humilde e sincera) retira-se uma conclusão muito importante: que a probabilidade de Sócrates ter um problema mental (o que todos nós já desconfiávamos) é maior do que se esperava.
Eu nunca gostei de ir ao circo. Eu sou uma pessoa com pouco sentido de humor. Não gosto de leões. Não gosto de palhaços (pelo menos, não me agrada pagar para os ver), acho a magia uma coisa estranha e que me assusta. A verdade é que me alegra saber que, finalmente, decidiram levar o circo as pessoas. A prova disso é que todas as sextas feiras, Manuela Moura Guedes, dá-nos meia hora de pura diarreia mental.
Levantei-me do sofá depois de ouvir esta parte da entrevista. Não consegui ouvir o resto porque estava a ficar com vontade de vomitar.
O jornalismo em Portugal e a política, afinal, não me dão só comichão. Também me dão vómitos. Será que estou a ficar mais sensível? Ou as coisas têm mesmo piorado nos últimos tempos?
Sem comentários:
Enviar um comentário